Cidades Geral Rondônia Saúde

Veja as principais doenças nos rins e dicas de como preveni-las

Nesta quinta-feira (8) foi comemorado o “Dia Mundial do Rim” e a equipe do G1 conversou com o médico nefrologista Gustavo Herdoíza para falar sobre as principais doenças que ‘atacam’ o rim, o principal filtro de produtos do metabolismo de aminoácidos

Segundo Herdoíza, existem dois tipos de doenças que são as mais preocupantes. “Tem múltiplas doenças que afetam o rim, mas as principais são a diabete e a Lúpus. A diabete talvez seja a pior doença que existe”, diz o médico.

Para Herdoíza, quando o paciente não faz as indicações do médico e não segue o tratamento, a tendência é que a doença evolua e prejudique as artérias, causando enfraquecimento do rim.

“O objetivo da diabete é ir fechando todas as artérias, começando pelas artérias pequenas até as artérias grandes. Quando chega na artérias grandes é porque está na fase final da doença”, explica o médico.

Já sobre o Lúpus, o médico afirma que a doença tem o mesmo processo da diabetes. ” (…) (ela) tenta destruir todas as artérias dos pacientes. O resto são complicações, por exemplo, a hipertensão arterial vai evoluir a uma insuficiência renal. Os processos infecciosos podem evoluir com síndrome nefrítica ou síndrome nefrótica. São diferentes tipos de doenças porque uma evolui com hipertensão arterial com inchaço e edema, e a outra é a eliminação da proteína pela urina”, explicou Herdoíza.

Outros tipos de situações ou doenças que podem comprometer o rim são: medicamentos, artrite, trauma, uma cirurgia, uso de contraste para realizar o raio-x e infecção urinária. “Todos esses tipos de doença vão afetar o rim”, afirma Herdoíza.

O doutor diz que as pessoas podem observar se estão ou não com problemas nos rins. Um dos sintomas inicial é a infecção urinária, que deve ser investigada.

” As mulheres pensam que a secreção vaginal é normal e não é. Muitas vezes esses corrimentos estão ligados com infecções. Apresentar mais de quatro infecções urinárias durante o ano já é perigo, pois pode estar evoluindo para uma infecção crônica nos rins”, afirma o médico.

Outra doença recorrente é o cálculo renal, que são causados pela falta de líquido no organismo. “As pessoas não tomam líquidos, mas é importante tomar dois litros de líquidos por dia, não só de água, mas de suco também”, disse Herdoíza.

A anemia também é uma doença que pode estar relacionada com problemas no rim. “Quando você está perdendo o rim o primeiro sintoma é a anemia. Quando se tem anemia, primeiro precisa se investigar como está funcionando o rim”, aponta o médico.

Sobre a prevenção de doenças renais, Gustavo Herdoíza deixou quatro dicas que podem prevenir problemas no funcionamento do rim.

  • Beber dois litros de líquidos por dia
  • Não comer comida com sal, ou muito sal
  • Na dieta, retirar os hidratos de carbono (massas, pão e etc)
  • Praticar exercícios

Radio Planalto FM is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache